segunda-feira, 8 de junho de 2020

Eficácias das psicoterapias



O que os psicoterapeutas fazem? Essa foi a questão levantada pelos psiquiatras Knapp, Kieling e Beck (2015), para saber como os psicoterapeutas atuam em suas experiências clínicas. Como psicoterapeuta tenho noção do quão custoso é tratar os transtornos mentais em sua demanda regional, imagine mundial? De acordo com autores supracitados, projeta-se que as despesas com serviços de saúde mental e tratamento de substâncias tenham um crescimento médio anual de 4,6% nos próximos anos, atingindo um total de US $ 280 bilhões em 2020, só nos EUA.  Apesar dos avanços dos fármacos nas últimas décadas, também é claro que nenhum deles por si só, é suficiente para combater os devidos transtornos mentais.

            Os autores citam que há poucas pesquisas acerca do manejo das eficácias e eficiências das psicoterapias. Contudo, as psicoterapias baseadas em evidências, vêm demonstrando suas eficácias no manejo de muitos transtornos psiquiátricos, fazendo parte das diretrizes clínicas em muitos países.

            No referido estudo, que teve como desenho uma revisão sistemática com meta-regressão, foram entrevistados 27.647 profissionais de saúde mental nas 60 pesquisas que apresentaram percentuais específicos para as cinco orientações teóricas incluídas nas análises finais. Relatam também, as tendências nas orientações teóricas predominantes adotadas por psicoterapeutas entre os anos de 1971 e 2010. As orientações teóricas foram agrupadas em cinco grandes categorias, com o maior número de estudos nas últimas cinco décadas: analítico/psicodinâmico; comportamental; cognitivo/cognitivo-comportamental; humanista; e eclético/integrativo. Os entrevistados tinham uma idade média de 48,37 anos, e 55,98% deles eram do sexo masculino. A terapia cognitivo-comportamental foi preferida por 28,24% dos entrevistados; 25,33% dos profissionais de saúde mental declararam usar estratégias preferencialmente ecléticas/integrativas; 14,82%, endossaram a orientação analítica/psicodinâmica; 10,91%, técnicas comportamentais; e terapia humanística de 9,50%.


Fonte:

Knapp P, Kieling C, Beck AT. What do psychotherapists do? A systematic review and meta-regression of surveys. Psychother Psychosom. 2015;84(6):377378. doi:10.1159/000433555

Clique no link abaixo para acessar o artigo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário