quinta-feira, 18 de abril de 2019

Cirurgia Odontológica sem Anestesia Química


Por Eleonardo Rodrigues
Hoje em dia, temos uma melhor compreensão dos fenômenos psicossomáticos, ou seja, quando nosso sistema psicológico está em descompasso com nossa consciência e causa alterações somáticas (corpo) enquanto uma estratégica de nos alertar de que algo não anda bem! Se temos essa capacidade de nossa mente alterar negativamente nosso corpo o contrário não é possível? Claro que sim.  Pensando nisso a psicossomática é um campo de estudo bem fundamentado na psicologia que favorece um campo de atuação multiprofissional e com práticas integrativas.
Então, é possível de fato o ser humano se submeter a um processo cirúrgico simples, médio ou complexo sem uso de anestésico químico? Pensando nessa realidade resolvi estudar o tema que culminou em uma pesquisa experimental que envolveu dez pacientes que fizeram cirurgia odontológica por meio de intervenções psicológicas e hipnóticas em pacientes algofóbicos (medo de dor).
Pesquisa sobre o Controle da Dor: A Hipnose como Técnica Analgésica no Atendimento Odontológico.
Essa pesquisa foi realizada na clínica odontológica da UEPB. Nossa amostragem foi constituída por 10 sujeitos voluntários dessa instituição, previamente selecionados quanto à idade e ao tipo de problema clínico. Foi organizado um grupo controle com 05 pacientes não algofóbicos ao tratamento, e outro grupo experimental com 05 pacientes, com acentuada fobia (acentuado grau de medo, mesmo sem a presença de um estímulo real) ao tratamento odontológico (algofobia).
Esse estudo foi desenvolvido por este autor, enquanto bolsista do PIBIC/CNPq/UEPB, sob a orientação dos professores Ms. Manoel Feitosa Júnior (Psicólogo e Odontólogo) e Dr. Edmundo de Oliveira Gaudêncio (Psiquiatra e Sociólogo), na Clínica de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba.
Objetivo:
Demonstrar a viabilidade do uso da hipnose na prática odontológica, como forma segura de proporcionar ao paciente sensação de bem-estar e tranquilidade, durante o tratamento dentário.


Fonte:
RODRIGUES, Eleonardo. Compreendendo a dor e o sofrimento em hipnose, psicoterapia e odontologia. In: Angelotti, G. Terapia Cognitivo-Comportamental no Tratamento da Dor. Editora Pearson - 2ª Reimpressão – 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário