domingo, 8 de outubro de 2023

Cirurgias em pacientes acordados (awake surgery).

 

O LaboNC em parceria com o NUTTEM desenvolve pesquisa que tem como foco o tratamento dos tumores intracranianos em áreas cerebrais eloquentes, intitulados Gliomas, utilizando a técnica de neurocirurgia em pacientes acordados.

Foto: Equipe LaboNC + Dr. Nazareno Brito (NUTTEM).


Pesquisadores-orientandos:

Residentes em Neurocirurgia do Hospital São Marcos, estagiários do NUTTEM e Discentes do Curso de Psicologia Membros do LaboNC-UESPI.

Objetivo Geral:
Desenvolver a técnica da neurocirurgia acordada em pacientes portadores de Gliomas de baixo grau, amparada em bases cientificas.

Perfil dos pacientes da pesquisa:
Portadores de gliomas em áreas eloquentes cerebrais, com mais de 18 anos, de ambos os sexos, que apresentem lesões localizas em cérebro dominante, com ênfase nas funções cognitivas superiores como Linguagem, Memória, Atenção, Exame das Funções Executivas, Praxia e Visuoconstrução, assim como, Comportamento Motor.

Foto: Cirurgia feita pela equipe do NUTTEM. Imagem com autorização.

Característica primordial da pesquisa:
Promover um atendimento humanizado, que tem como princípio a promoção do bem-estar do paciente indo além de um cuidado técnico especializado, mas também se preocupando com seu estado emocional favorecendo a manutenção da saúde mental do sujeito antes, durante e após a intervenção.

 Foto: Cirurgia feita pela equipe NUTTEM + LaboNC.  


Foco de intervenção do LaboNC:

PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM NEUROCIRURGIA EM PACIENTES ACORDADOS

Parceria do LaboNC (Laboratório de Neurociência Cognitiva do Curso de Psicologia da UESPI) + NUTTEM (Núcleo de Tratamento de Tumores Encéfalo-Medulares) do Hospital São Marcos – Residência em Neurocirurgia.

Objetivos:

Focar a avaliação do cérebro esquerdo, seguindo a tendência mundial descrita na literatura, também avaliaremos o hemisfério direito caso encontremos justificativas.

A investigação será pré, pós e por vezes durante a cirurgia. Será observado o fenômeno que a equipe de neurocirurgia ainda não tomou conhecimento, sejam elas preservação de funções ou prejuízos.

Pesquisadores-orientadores:

Prof. Dr. José Nazareno Pearce de Oliveira Brito (Coordenador do NUTTEM do Hospital São Marcos e Programa de Neurologia e Neurocirurgia da UESPI. Membro do LaboNC).

Prof. Dr. Eleonardo Pereira Rodrigues (Prof. Efetivo do Curso de Psicologia da UESPI. Coordenador do LaboNC-UESPI).

Prof. Ms. João Damasceno Neto (Prof. Efetivo do Curso de Psicologia da UESPI e Membro do LaboNC-UESPI).

Prof. Ms. Josiône Rêgo (Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia).





Nenhum comentário:

Postar um comentário