quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Laboratório de Neurociência Cognitiva da UESPI recruta voluntários para fazer exames de Ressonância Magnética gratuitamente

    O Laboratório de Neurociência Cognitiva da Universidade Estadual do Piauí, em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação- CEIR e a Secretária Municipal de Saúde, recruta 32 voluntários sem nenhum diagnóstico de transtorno psiquiátrico para fazer exames de Ressonância Magnética do Cérebro gratuitamente, como parte integrante de uma pesquisa de doutorado, que visa testar uma nova intervenção psicoterápica para o TOC- Transtorno Obsessivo-compulsivo.
    A Ressonância Magnética é um exame que usa um campo magnético para gerar imagens em alta definição.” É um dos melhores recursos para analisar com detalhes a anatomia do corpo, pois aponta com precisão tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas”, explica o Prof. Eleonardo Rodrigues, coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva da UESPI.
    O tratamento sugerido pela pesquisa tem por objetivo oferecer ao paciente com o transtorno uma forma mais próxima do real de avaliar seus próprios pensamentos, de forma a ampliar e reestruturar suas crenças sobre o TOC. Este é conhecido popularmente como “mania” e esse tipo de manifestação pode ser leve ou quase imperceptível, mas não raro, pode ser extremamente grave, podendo incapacitar as pessoas de se relacionarem socialmente. Em geral, o transtorno é acompanhado de ansiedade, medo e culpa, causando sofrimento e interferência nas rotinas pessoais, na vida social e da família.
    Os interessados, entre 18 e 60 anos, não podem apresentar sintomas excessivos de obsessão (pensamentos invasivos) e/ou compulsão (rituais, comportamentos repetitivos ) ou diagnóstico de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou outros transtornos psiquiátricos. Os interessados passarão por uma entrevista e testes psicológicos de triagem e, sendo aptos, se sujeitarão ao exame de ressonância magnética craniana como parte da pesquisa que investiga o TOC.
    Para se candidatar é necessário entrar em contato com o pesquisador Wilson pelo telefone: (86)9 9978-9175 ou 9 8803-0677


Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário