A metacognição é o conjunto de
conhecimentos sobre os próprios conhecimentos, e de processos de percepção,
avaliação, regulação e organização dos próprios processos cognitivos. Ela pode ser pensada como cognições de segunda ordem: pensamentos sobre
pensamentos, aprender a aprender, conhecimentos sobre conhecimentos, reflexões
sobre ações [1]. É um conceito bastante relacionado ao de
funções
executivas.
Metacognição
e aprendizagem
A metacognição desempenha um
papel importante na aprendizagem por mediar
a percepção sobre os próprios erros e dificuldades tanto em relação a tarefas e
conteúdos como em relação a emoções e motivações, além do monitoramento e
avaliação do desempenho na tarefa e das estratégias mais eficientes de
realizá-la.
A atenção e orientação nos processos
metacognitivos permitiria ao indivíduo melhorar sua capacidade de aprender de
forma mais geral, por meio de processos de conscientização, monitoramento e
controle de seus processos cognitivos e ações.
FONTE:
WIKI CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO (Acesso em 13/12/2014).
http://pt.cienciadaeducacao.wikia.com/wiki/Metacogni%C3%A7%C3%A3o
1. Célia Ribeiro. Metacognição: Um
Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16(1),
pp. 109-116.
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