segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Metacognição

A metacognição é o conjunto de conhecimentos sobre os próprios conhecimentos, e de processos de percepção, avaliação, regulação e organização dos próprios processos cognitivos. Ela pode ser pensada como cognições de segunda ordem: pensamentos sobre pensamentos, aprender a aprender, conhecimentos sobre conhecimentos, reflexões sobre ações [1]. É um conceito bastante relacionado ao de funções executivas.

Metacognição e aprendizagem

A metacognição desempenha um papel importante na aprendizagem por mediar a percepção sobre os próprios erros e dificuldades tanto em relação a tarefas e conteúdos como em relação a emoções e motivações, além do monitoramento e avaliação do desempenho na tarefa e das estratégias mais eficientes de realizá-la.
A atenção e orientação nos processos metacognitivos permitiria ao indivíduo melhorar sua capacidade de aprender de forma mais geral, por meio de processos de conscientização, monitoramento e controle de seus processos cognitivos e ações.

FONTE:
WIKI CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO (Acesso em 13/12/2014).
http://pt.cienciadaeducacao.wikia.com/wiki/Metacogni%C3%A7%C3%A3o

      1.  Célia Ribeiro. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16(1), pp. 109-116.

Nenhum comentário:

Postar um comentário