quinta-feira, 30 de abril de 2020

Vida de casal e o isolamento social pelo coronavírus

 Eleonardo Rodrigues


O que pode ser feito para evitar conflitos entre casais, o segredo pode estar na parceria?


Primeiro, é bom lembrar que a pandemia do COVID-19, veio dar uma sacudida em vários aspectos da vida humana no planeta.

O isolamento social forçou os casais a conviverem 24 horas por dia e sete dias por semana. Clinicamente, observamos maior número de relatos de conflitos entre os casais nos fins de semana, quando tem mais tempos de convivência.

Para os casais que se propõem a crescerem, essa é uma grande oportunidade, caso contrário, rupturas de relacionamentos podem surgir para os casais que não estão dispostos a enfrentar seus conflitos pessoais que atrapalham a união do casal e família.

Curiosamente, essa quarentena pede uma reavaliação de nossos relacionamentos, incluindo quem sabe uma renovação dos votos matrimonial.

A parceria mediada por um diálogo de alto nível é fundamental.


Neste momento, estamos todos sob estresse e vulneráveis pelas mudanças de rotina. O diálogo e o bom senso, podem ajudar?


Sim, o diálogo é fundamental. Sugiro um diálogo de alto nível que consiste na capacidade de identificar os reais motivos das discussões recorrentes, distinguindo das situações pontuais que servem de gatilhos ou gota d’água para explosões emocionais e conflitos, por vezes chegando até em violência doméstica!

Não devemos esquecer que relacionamento de casal é a dois e que a individualidade saudável também deve ser preservada. Portanto, os dois devem partilhar e compartilhar afetos, projetos sonhados, deveres, direitos, conflitos e principalmente o amor.

É importante o casal estabelecer um horário para falar de seus conflitos e criar a regra de que cada um terá tempo de falar, por mais que seja inquietante. Não há necessidade de falar o tempo todo em situação nadas favoráveis, por exemplo, quando um dos cônjuges está tomando banho, fazendo sua devida atividade, cuidando da criança, idoso, etc.



As atribuições domésticas não devem ter gênero?


Não!

Os afazeres domésticos são atribuições do casal e compartilhadas de acordo com as normas de cada família. É importante rever valores negativos de nossa família de origem que estejam dificultando a relação atual. O contexto mudou, mas o bom senso sempre deverá permanecer!

Criar as melhores condições de um ambiente familiar harmônico, depende do esforço do casal e demais membros da família. É pedagógico saber opinião das crianças e demais membros que compõem a família.

Quando o casal não planeja sua trajetória, estão fadados há vários problemas. Um deles é a intensidade das emoções negativas como raiva, ódio, irritabilidade que podem ativar comportamentos agressivos que têm como pano de fundo pensamentos muitas vezes distorcidos, muitas vezes comprovados quando a poeira da intensidade emocional passa e reconhecemos que exageramos. Portanto, é importante gerenciar nossas emoções, pois elas são nossas e não ao contrário! Conte até 3, respire fundo, saia temporariamente do ambiente, reconheça seu exagero e erro, seja humilde. Muitas vezes as emoções ativam nosso instinto primitivo de proteção.

Se a crise persistir pós pandemia, muitas vezes como reflexo do que estava acontecendo antes da expansão do coronavírus, procure ajuda profissional para si ou para o casal. Hoje temos vários serviços de psicologia tanto nas redes públicas e privadas como nos serviços escola de psicologia espalhados por todo Brasil.

O afeto, o companheirismo e o amor nos mostram que nesse momento de crise mundial, são bálsamos para nossa saúde mental.



Assista abaixo a reportagem do dia 24 de abril de 2020, no programa Bom Dia Piauí da TV Clube sobre esse tema:


Casais relatam os desafios de convívio apresentados pelo isolamento social.


Fonte: Tv Clube do Piauí. Portal G1.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Segurança online em tempo de pandemia do COVID-19



A NortonLifeLock nos orienta como usar os recursos na internet de forma segura.


“Com grande parte do mundo praticando o distanciamento social, muitos de nós agora trabalhamos em casa em tempo integral com nossas famílias, colegas de casa e/ou animais de estimação ao nosso lado. Por isso, pensamos em compartilhar algumas dicas úteis para ajudar a mantê-lo seguro durante esses períodos:



1)    Com a videoconferência se tornando a norma, não só para o trabalho, mas também para o ensino em casa do seu filho em plataformas como Zoom, Skype, Webex  e Microsoft Teams, tente alterar ou borrar o fundo de vídeo para que você possa manter sua casa a salvo de olhares indiscretos. Além disso, familiarize-se com os recursos silenciosos da plataforma para evitar ruídos desnecessários na chamada.


2)    Controle quem se conecta à sua rede Wi-Fi  mudando a senha em seu roteador doméstico do padrão fornecido pelo fabricante.


3)    Lembre-se de criar senhas complexas  para suas contas online  para manter os hackers bem longe de você. Com tantas violações de dados e vazamentos de senhas recentemente, é importante garantir que suas senhas sejam complexas e exclusivas.


4)    Para maior segurança, use uma VPN em seus dispositivos quando conectado ao Wi-Fi. Isso ajudará a proteger e manter o anonimato dos seus dados confidenciais, como senhas, números de contas e informações pessoais, impedindo que sejam interceptados durante a transmissão e roubados por hackers.


5)    Não se esqueça de bloquear a tela do dispositivo ou mesmo desligar o dispositivo quando não estiver por perto. Isso pode impedir incidentes como seu filho ou outro membro da família esbarrar acidentalmente no seu computador e editar a tela.


6)    Faça backup do seu computador regularmente em caso de falha na unidade de disco rígido. Com salas de trabalho próximas e crianças e animais de estimação correndo ou precisando de sua atenção imediata, não é difícil imaginar uma bebida sendo derramada em seu computador.


7)    Infelizmente, há bandidos tirando proveito das pessoas durante esses tempos incertos. Certifique-se de que você tem proteção em todos os seus dispositivos, pois hackers estão constantemente tentando enganar as pessoas para que façam download de malware ou que caiam em fraudes de phishing.


8)    Por fim, como seus filhos podem estar gastando muito tempo em computadores e dispositivos móveis ultimamente, recomendamos utilizar os controle para pais para ajudar a monitorar as atividades online de seus filhos e mantê-los seguros.”



segunda-feira, 27 de abril de 2020

Transtornos psicológicos no isolamento social: como evitar?


Debate com o Psicólogo Eleonardo Rodrigues e o Médico Wallace Miranda na Rádio CBN Teresina na 97,5 FM.

Programa Debates do Povo com Natan Sousa.

Em 27 de abril de 2020.


Ouça a reportagem clicando no link abaixo:
Entrevista Rádio CBN FM 97,5

Fonte:
www.cbnteresina.com.br




Excesso de informação na pandemia do COVID-19


Entrevista:
Como lidar com tantas informações recebidas pelos meios de comunicações em relação a pandemia do novo coronavírus/COVID-19?

Programa: Debates do povo com Natan Sousa. Rádio CBN Teresina 97,5.

Debatedores: professores Sônia Carvalho e Eleonardo Rodrigues. Em 23 de março de 2020.

Ouça o debate na íntegra ao clicar no link:
https://drive.google.com/file/d/1DzvNf2Hr5fi0yKc9P772ThnLvDMrSFoZ/view?usp=sharing.


Fonte:
www.cbnteresina.com.br.


quarta-feira, 22 de abril de 2020

Webinar: Neurociência e Psicologia

No dia *22/04*, às *18h*, o Prof. Dr. Carlos Eduardo organizou uma webconferência com os alunos da disciplina de Teorias Comportamentais e Cognitivas da UNIFSA, abordando o tema *”Neurociência e Psicologia”*.

Convidado: Prof. Eleonardo Rodrigues



Para acessar a webconferência clique no link abaixo:





 A _webconferência_ estará disponível no link: https://ca.bbcollab.com/collab/ui/session/guest/20ec07b3a0cf4d34b4c2b5371df1334b.