quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Psicoterapia Online - Orientação do Conselho Federal de Psicologia

Nota do CFP sobre matéria veiculada pela revista Exame

Autarquia informa que informações contidas na matéria sobre aplicativo Fala Freud poderão resultar na abertura de procedimento administrativo 

Em relação à matéria “’WhatsApp da terapia’ estreia no Brasil com mensalidade de R$ 299”, publicada pelo portal online da revista Exame, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) elucida o que segue:
O site “Fala Freud”, quando aprovado pelo Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região (AM-AC-RR-RO), encontrava-se em conformidade com a Resolução CFP nº 011/2012 – que reconhece os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância, desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da (o) psicóloga (o) e nesta Resolução.
A Resolução regulamenta os serviços de Orientação Psicológica de diferentes tipos, realizados em no máximo 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos. Vale salientar que a Resolução veda também o atendimento psicoterapêutico.
Além disso, o Código de Ética Profissional proíbe a utilização do preço do serviço como forma de propaganda.
Pelo exposto, a autarquia esclarece que as informações contidas na matéria poderão resultar na abertura de procedimento administrativo para avaliar inconsistências apresentadas no ato de solicitação do Selo de Aprovação do serviço. Caso seja constatada irregularidade, o site pode ser descredenciado e o responsável técnico poderá responder por falta ética no exercício da profissão.

Fonte: Site do Conselho Federal de Psicologia

Leia a matéria na íntegra clicando no link abaixo:
http://site.cfp.org.br/nota-do-cfp-sobre-materia-veiculada-pela-revista-exame/

 

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Discutindo a Diversidade



Consciência e Física Quântica


Trago aqui um a discussão provocativa, mas que requer do leitor serenidade e a capacidade de fazer uma leitura crítica e prudente na interface: mente, consciência, neurociência e física quântica. Boa leitura!
Fonte: www.seuhistory.com

Cientistas demonstram que nossa 'alma' não morre: ela retorna ao universo

Cientistas acreditam ter desenvolvido uma teoria que esclarece algo sobre a misteriosa natureza da consciência - ou "alma"-, seu mecanismo no cérebro e, quem sabe, seu destino final após a morte.

Desde 1996, o Dr. Stuart Hameroff, emérito do Departamento de Anestesiologia e Psicologia e diretor do Centro de Estudos da Consciência, da Universidade do Arizona, junto com Sir Roger Penrose, físico matemático da Universidade de Oxford, desenvolvevem uma Teoria Quântica da Consciência, que define que a alma fica alojada em microtúbulos das células cerebrais.
"A origem da consciência reflete o nosso lugar no Universo, a natureza de nossa existência. Será que a consciência evoluiu de complexas operações computacionais entre os neurônios do cérebro, como a maioria dos cientistas afirmam? Ou a consciência, em algum sentido, esteve aqui o tempo todo, como as abordagens espirituais afirmam?" questionaram Hameroff e Penrose em uma revisão da sua teoria. "Isso abre uma potencial Caixa de Pandora, mas nossa teoria acomoda ambos os pontos de vista", acrescentam.

As experiências da consciência seriam um efeito da gravidade quântica nesses microtúbulos, que atuam como canais para a transferência da informação responsável pela consciência. “Quando o coração para de bater, o sangue para de correr e os microtúbulos perdem seu estado quântico. A informação quântica nos microtúbulos não é destruída, não pode ser destruída. Ela é simplesmente distribuída e dissipada pelo Universo”, eplica Hameroff.



Fonte: ScienceDirect
Imagem: agsandrew/Shutterstock.com